terça-feira, 7 de setembro de 2010

Comportamento no Do Jang

As regras que se seguem destinam-se a todos os locais de treinamento de Taekwon-Do ITF e tem o intuito de estabelecer normas e procedimentos básicos de conduta disciplinar no DO JANG (sala de aula).

1- Incline-se às bandeiras Nacional, da ITF e ao instrutor, sempre que entrar ou sair do DO JANG. Isto demonstra respeito e humildade.

2- O aluno deverá apresentar-se pontualmente a aula. Os atrasos sem motivo justificados são considerados atos de indisciplina.

3- O aluno não poderá entrar no DO JANG com calçados ou objetos alheios ao equipamento (DO BOK, luvas, protetores...) como brincos, relógios, anéis.

4- O aluno deverá apresentar-se na aula com DO BOK limpo e passado, portando os símbolos oficiais que se façam necessários. Não são permitidos outros tipos de uniformes que não sejam do padrão estabelecido pela ITF.

5- O aluno deverá cuidar bem da sua higiene pessoal, tendo unhas bem curtas e limpas. O aluno que tiver cabelos compridos deverá usá-los preso.

6- O aluno não poderá mascar chiclete nem ingerir alimentos durante a aula.

7- É proibido fumar no DO JANG.

8- O aluno não poderá ingerir bebidas alcoólicas nem drogas antes das aulas

9- É responsabilidade de todos criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito.

10- O aluno deverá pedir permissão ao instrutor (ou em caso de sua ausência, ao aluno mais graduado) para ingressar no DO JANG ou dele retirar-se.

11- Uma vez conseguida a permissão, saudar com posição firme com uma leve inclinação de cabeça ao instrutor.

12- A formação para começar a aula se realiza se respeitando as graduações de maior a menor da direita para a esquerda.

13- O aluno deverá abster-se de falar, utilizar palavras impróprias e apresentar preguiça no DO JANG.

14- Para saudar o instrutor no começo da aula, as ordens sempre virão do mais graduado.

15- Se por algum motivo, o instrutor ingressar na aula já começada, o aluno mais graduado deverá interromper a aula para “todos” saudarem o instrutor no lugar onde estão.

16- Se o aluno tiver uma pergunta a fazer, deverá levantar a mão esquerda e esperar o instrutor se aproximar.

17- No caso de ter que se sentar no DO JANG, o aluno deverá fazê-lo de pernas cruzadas e costas retas.

18- Qualquer desrespeito ao instrutor, seus auxiliares, entidades dirigentes, bem como a outros esportes e artes marciais, é considerado ato de indisciplina e passível de punição.

19- Em caso de o instrutor estar ausente, a aula ficará sob a responsabilidade do aluno mais graduado, que deverá ser tratado com igual consideração e respeito com que se trata o instrutor habitual. Este aluno deverá encarregar-se principalmente do controle dos praticantes. Caso algum outro aluno não corresponda a esta diretiva, o aluno encarregado deverá convidá-lo a retirar-se da aula e comunicar o ocorrido na presença do instrutor.

20- O aluno, ao dirigir-se ao instrutor, deverá fazê-lo de forma adequada (Sabum), devendo também usar palavras de respeito quando falar, como: com licença, sim senhor, não senhor.

21- Cada aluno deverá providenciar seu próprio equipamento de proteção, sendo obrigatório o uso de protetor inguinal nos homens e bucal nos alunos que usam aparelho odontológico.

22- É de responsabilidade de todos manter as regras tradicionais de conduta no DO JANG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário