sábado, 28 de agosto de 2010

O Taekwondo no brasil

Em julho de 1970, o General CHOI HONG HI envia para o Brasil o Instrutor Internacional Sr. Sang Min Cho, 6º Dan, que introduz o Taekwon-Do no estado de São Paulo.

Após a mudança da ITF para o Canadá, surge na Coréia, no ano de 1973, uma nova organização intitulando a "controladora" do Taekwon-Do em nível mundial (The World Taekwon-Do Federation - W.T.F.), com o intuito de preencher o vazio que havia ficado no Taekwon-Do na Coréia do Sul, que através da força política, obrigou os instrutores sul-coreanos em todo o mundo a se subordinarem a esta nova organização, prejudicando, por este motivo, a estruturação da ITF em nosso país.

A ignorância tanto histórica como político-administrativa por parte da grande maioria de praticantes de Taekwon-Do do Brasil, contribui ainda mais para que um monopólio exercido por coreanos continue obtendo grande projeção.

Apesar disso, o Taekwon-Do do Brasil, continuou sendo divulgado fora do Brasil por instrutores da ITF alheios ao governo coreano.

O Taekwon-Do tradicional, só toma novo impulso a partir de 1990, com a vinda do General CHOI HONG HI ao Brasil. A convite do Sr. Raúl Hector Sanchez, que já vinha realizando um trabalho concreto com o sistema ITF no Rio de Janeiro há 6 anos.

Com esta visita foi realizado o primeiro seminário internacional de Taekwon-Do ITF no Brasil, nas instalações do Hotel Internacional do Rio de Janeiro, dirigindo pessoalmente pelo General CHOI HONG HI - 9º Dan e presidente da ITF Sr.Pablo Trajtemberg - 6 º Dan e secretário geral da Federación de Taekwon-Do de la República Argentina e assessor técnico do Brasil.

Após o seminário, realizou-se o exame para qualificação de instrutores e árbitros internacionais, ministrado pelo General CHOI HONG HI, conferindo a graduação de 5º Dan ao Sr. Raúl Hector Sanchez (atualmente 7º Dan), e 4ºDan para os senhores Djalma Santos, Taney Campos e Severino Siqueira.

Em documento recebido em 14 de agosto de 1990, os referidos senhores tornam-se representantes oficiais da International Taekwon-Do Federation no Brasil.

Com o falecimento do general Choi Hong Hi, em 15 de junho de 2002, o Taekwon-Do sofreu divisões a nível internacional, devido a interesses políticos e econômicos por parte de alguns membros da ITF que até então nunca haviam sido sequer cogitados para a sucessão. No dia 11 de setembro de 2003, através do convite do instrutor Edimir Kawakubo - IV Dan, o Brasil recebe a visita do Mestre Choi Jung Hwa, presidente da ITF, filho do criador do Taekwon-Do e único herdeiro fiel a filosofia, tradição e técnica do general Choi Hong Hi, eleito legalmente durante o congresso realizado em Rimini, no ano de 2001.

Foi realizado, então, um ciclo de eventos, dentre os quais palestras sobre a atual situação da ITF no mundo (aspectos gerais e legais), assim como o I Curso Internacional de Atualização Técnica ITF, realizada no País. Acompanharam e auxiliaram o Mestre Choi, o Mestre Néstor Galarraga - VII Dan, Diretor de Torneios e Arbitragem da ITF e Presidente da TAA, o Sr. José Maidana - VI Dan, Secretário Geral da TAA e o Sr. Christopher Howes - IV Dan, assistente do Mestre Choi.

No dia 13 de setembro, Mestre Choi nomeou o Sr. Edimir Kawakubo, Representante Oficial da ITF no Brasil, e no dia 15 de setembro, recebeu do Mestre Galarraga a Direção de Torneios e Seletivas Nacionais, perante a ITF. Os Srs. Waldyr Vilhena, Omar Começaña, Raphael Ayres, Daniel Swire e Thais de Castro desempenharam papel fundamental para a realização deste processo de reestruturação da ITF em nosso País.

2 comentários: