Em 1935 um grupo de arqueólogos japoneses pesquisando uma dessas tumbas, encontrou uma pintura que representava dois homens se defrontando numa posição de Soo Bak. Referindo-se a esta e outras pinturas o historiador japonês Tatashi Saito, no seu livro “Estudo da Koréia antiga” diz o seguinte: “A pintura que a pessoa ali enterrada praticava TAEKWON-DO em vida ou o povo da época praticava, ao lado da dnças e cantos com o propósito de consolar alma dos mortos.”
A época de construção das tumbas vai de 3d.C a 427 d.C., durante a qual província de Hwan-Do permaneceu como a capital de Koguryo, pode se deduzir daí que os coreanos praticavam Taekwondo naquele tempo.
Descobertas arqueológicas pinguifras nas paredes de Muyong-Chong (uma tumba real forma de taekwondo) em um período anterior ao ano de 50 a.C.
As pinturas não deixam dúvidas sobre se realmente representam uma manifestação da antiga arte do Tae-Kyon: mostram homens desarmados praticando um combate e se utilizando de técnicas bastante características da arte, como a "faca da mão", o punho cerrado e a posição de luta clássica.
Algumas pessoas acreditam que o Taekwondo tenha sido originado do Kung Fu,a arte chinesa de defesa pessoal. Conforme manuscritos Chineses acredita-se que tal arte tenha origem, como uma espécie de exercício físico, quando o famoso monge budista Daroma Daesa o ensinou aos monges Xaolin, templo budista do condado do Tungpung, na província de Ho-Nam na China. Daruma chegou à China por volta de 520 d.C. e ali passou nove anos, no templo Xaolin, onde introduziu a pratica de Kung Fu , cujo nome significa “Estudo”, “Sabedoria”, “Habilidade”, ou ainda “arte marcial”.
Se lembrarmos que as pinturas murais de Taekwondo encontadas nas tumbas datam de 3d.C. a 427d.C. concluiremos que é impossível o Taekwondo dever sua origem ao Kung Fu chinês.
Outros pensam ser o Taekwondo um estilo ou variedade de Karatê, a arte marcial japonesa. Não se sabe contudo as origens exatas do Karatê. Existem duas correntes de pensamentos:
1ª- Uma diz que um mestre chinês chamado Chen Yuan Pin, que teria vivido nos fins da dinastia Song (cerca de 1100 d.C), teria se naturalizado japonês e ensinado técnicas de Kung Fu ao povo daquele país.
2ª- Afirma que o Karatê é uma forma desenvolvida de Okinawa-te, luta praticada pelos habitantes de Okinawa.
A origem de Okinawa-Te também é desconhecida. Os arquivos históricos de Chosun (Dinastia Yi) dizem apenas que “ enviados da ilha Ryu-Kyu (Okinawa) vinham frequentemente pagar tributos ao rei de Chosun (Koréia).”
Aquela época como vimos anteriormente o Soo Bak tinha grande popularidade, donde é lícito supor que os enviados de Okinawa tenham aprendido Soo Bak e introduzido em seu país. Tal especulação é ainda mais lógica quando lembramos que o NUL (modalidade folclórica coreana) foi igualmente adotado, nas mesmas condições de Okinawa.
Donde se conclui portanto que o Karatê seria derivado do Taekyon ou Soo Bak, formas primitivas de taekwondo.
Diferença entre TAEKWON-DO e outras Artes Marciais
Ainda que a grande maioria das artes marciais seja de origem oriental, devemos lembrar que cada uma delas apresenta características próprias que as distinguem fundamentalmente uma das outras.
Algumas pessoas tentam fazer comparações entre artes marciais, afirmando que uma é melhor do que a outra, o que nos levaríamos a crer que colocando em combate dois lutadores de seus respectivos estilos, teríamos uma resposta de qual é a melhor luta. No entanto, estaríamos testando individualmente cada lutador e não as artes marciais em questão, já que seria praticamente impossível conseguir dois lutadores com o mesmo nível de desenvolvimento de qualidades físicas.
Contudo, para que os leigos possam compreender quais fatores marcam as diferenças das artes marciais entre si, podemos estabelecer alguns parâmetros:
Podemos dividir as artes marciais de combate corpo a corpo em 2 grupos: um que se utiliza de projeções, quedas e torções, como: judô, Aikido, Jiu-Jitsu; e outro grupo que usa os pés, as mãos e outras partes do corpo (cotovelos, joelhos) para golpear e bloquear: Karatê, Kung-Fu, Taekwon-Do...
Neste segundo grupo, o Taekwon-Do destaca-se principalmente por sua maneira própria de explicar e executar seus movimentos, aplicando leis científicas que não se conheciam a centenas de anos atrás. Por isso, o Taekwon-Do é considerado uma arte marcial moderna.
Escreveu General Choi Hong Hi:
“Em março de 1946, comecei a desenvolver novas técnicas e sistematizá-las. No final de 1954, eu havia completado a fundação de uma nova arte marcial para a Coréia, em 11 de abril de 1955, foi dado o nome de Taekwon-Do”.
Ainda nas palavras do General Choi Hong Hi:
“Em março de 1959, formulei os seguintes ideais básicos para os praticantes de Taekwon-Do:
1- Através do desenvolvimento de uma mente justa e um corpo forte, vamos adquirir autoconfiança para ficar sempre ao lado da justiça.
2- Nos uniremos com todos os homens e uma comunidade de irmãos de sangue, sem fronteiras de religião, raça, nacionalidade ou ideologia.
3- Nos dedicaremos a construção de uma sociedade pacífica, onde a justiça, a moralidade, a confiança e o humanismo prevaleçam.
Foi criada uma variedade de técnicas que podem ser usadas em diversos tipos de situações. Elas são baseadas nos seguintes princípios:
1- Todos os movimentos foram feitos para produzir o máximo poder de acordo com fórmulas científicas e o princípio da energia cinética.
2- Os princípios das técnicas deverão ser suficientemente claros para que mesmo os leigos possam distinguir o movimento correto do incorreto.
3- A distância e o ângulo de cada movimento deverão ser exatamente definidos para obter maior eficiência nos ataques e defesas.
4- O propósito e o método de cada movimento serão claros e simples para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
5- Métodos de ensino racionais deverão ser desenvolvidos, para que os benefícios do Taekwon-Do possam ser desfrutados por todos: jovens e velhos, homens e mulheres.
6- Deverão ser traçados métodos corretos de respiração, aumentando a velocidade de cada movimento e reduzindo a fadiga.
7- O ataque será possível contra pontos vitais do corpo e haverá defesa contra todas as variedades de ataque.
8- Cada forma de ataque deverá ser claramente definida e verdadeiramente fundamentada na estrutura do corpo humano.
9- Cada movimento será fácil de executar, permitindo ao praticante desfrutar do Taekwon-Do como um esporte e uma recreação.
10- Especial consideração será concedida para promover boa saúde e prevenir danos.
11- Cada movimento deverá ser harmonioso e rítmico, de forma que o Taekwon-Do seja esteticamente agradável.
12- Cada movimento no Tul expressa a personalidade e o caráter espiritual da pessoa com a qual foi nomeado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário