sábado, 28 de agosto de 2010

Historia do Taekwondo

Em 37 a.C. - Ao norte da península coreana surgiu Koguryo através da tribo mahan e em 18 a.C. ao sudoeste coreano foi fundado o reino de Paekche pela população da tribo chinan.
Mas só em 57 a.C. No sudeste tribo Pyonhan o príncipe Pak Hio Kose fundou Silla.

Entre o século VI e VII (pelos 670 D.C), a Coréia estava dividida em três reinos: Koguryo, Baekche (também chamado de Baek Je) e Silla.

Nesta época, destes três reinos que viviam em constantes conflitos, Silla (o menor e menos desenvolvido deles e que era governado por Chin Heung) estava sempre sendo invadido pelo outros, bem como por piratas japoneses, que se aproveitava de sua fraqueza e incompetência militar para saqueá-los. Ignorando suas diferenças com seu vizinho mais próximo, e preocupado com a segurança de seu próprio reino, o rei de Koguryo amedronta-se frente aos ataques dos piratas japoneses e resolve enviar forças militares para prestar treinamento a alguns guerreiros da nobreza de Silla e ajudá-los a combaterem e livrarem-se, e à própria península, dos ataques inimigos, o treinamento se resumia a golpes potentes capazes de atingir além da armaduras feitas de bambu, concentrando-se impiedosamente na tarefa de defender sua terra. Esta foi a primeira vez que o taekwondo (naquela época conhecido como Taekyon) foi introduzido no reino de Silla, que seria, a partir de então, seu maior propagador.

Uma vez contando com o apoio militar de Koguryo, o rei de Silla convocou a nobreza do reino para que formassem um grupo de elite (como os samurais do Japão e os cavaleiros andantes da idade média, no ocidente), que se responsabilizaria pela defesa e proteção da nação. Esses nobres criaram um grupo que ficou conhecido como os Hwarang. Os Hwarang foram então treinados em diversas modalidades: arco e flecha marcha, espada, bastão, lança, táticas militares e Taekyon. Tornaram-se conhecidos em todo o reino. Seu rei, porém, acreditava que ainda lhes faltava uma ideologia, pois do contrário seriam nada mais que um grupo de assassinos bem treinados. Estudaram, então, história, filosofia confuciana, ética e moral budista. Daí formulou seu código de honra:

· Fidelidade ao rei;
· Lealdade aos amigos;
· Respeito aos pais;
· Nunca recuar perante o inimigo;
· Só matar quando não houver alternativa.

Com a formulação deste código de honra, o movimento passou a denominar-se Hwarang-Do ("Do" significa "o caminho" em todas as artes marciais orientais), o comandante era General Kim Yu Shim.

A partir da formação do grupo dos Hwarang, 670 D.C, Silla Conseguiu unificar os três reinos da península sob a sua bandeira. É por isso que algumas fontes de pesquisa indicam este ano como o ano de surgimento oficial do taekwondo, na cidade de Surabul (pronuncia-se Saraból) da Silla;com o nome de Taekyon (“chute pulando”), mas na verdade, a prática desta arte é bem anterior a este período, como nos provam as pinturas encontradas na tumba Muyong-Chong, e que remontam ao século I a.C.

A partir daí, os Hwarang viajam pelo interior da península para conhecer mais sobre a região e a população, e desta forma vão espalhando o Taekwondo por todo o reino durante a dinastia Silla , que se estende de 668 d.C. até 935 d.C. Durante esta época, o Taekwondo se torna popular como uma atividade de recreação ou um exercício de desenvolvimento físico, ainda que fosse também uma excelente forma de defesa pessoal. Somente durante a dinastia Koryo (935 d.C. - 1392 d.C.) esse foco começa a mudar. Nessa época o Taekyon passa a ser conhecido como Soo Bak e deixa de ser visto como um sistema de desenvolvimento físico, passando a ser encarado como uma arte marcial.

Quando a Coréia sofreu o domínio japonês, ficou proibida a prática de suas artes marciais. Mesmo assim, Song Duk Ki e Han Il Dong (dedicados praticantes) conseguiram manter entre o povo coreano a tradição do Tae Do ou Taekyon durante esse negro período.

Em 1945, finalmente liberta, a Coréia pôde ver seus velhos mestres abrirem várias escolas sob os mais diversos nomes: Kong Soo Do, Soo Bak Do, Tang Soo Do e outros.

O General Choi Hong Hi começou então a ensinar artes marciais para alguns militares e chegou a dar uma demonstração, em 1952, para o presidente coreano Rhee que, vivamente impressionado, ordenou a todos os seus soldados que treinassem o sistema.

Em 1955, os diversos estilos coreanos fundiram-se em um só que veio a ser chamado de Taekwondo. Em 1966 o General Choi Hong Hi cria a International Taekwondo Federation (ITF). Em 1975 termina o desenvolvimento dos Hyongs (Katas) da nova arte.

Em 25 de janeiro de 1971, é eleito para presidente da Korea Taekwondo Association (KTA), o Sr. Un Yong Kim. Devido a problemas internos, o General Choi, transfere a sede da ITF para Montreal, Canadá, em 1973. Foi criada então a World Taekwondo Federation (WTF), com a finalidade de reorganizar a arte e buscar seu reconhecimento mundial.

O primeiro campeonato de Taekwondo no mundo só foi realizado em 1964, na Koréia. E explica-se da seguinte maneira: O taekwondo foi criado para defesa de seu país, e sua filosofia não era luta, só se empregava em último recurso. Mas como o Karatê e outros esportes motivavam o público através de torneios e competições, os dirigentes do taekwondo no intuito de divulga-lo começaram também a organizar competições.

Assume a presidência da entidade, eleito por unanimidade, o Sr. Um Yong Kim.Ainda em 1973 acontece o primeiro campeonato mundial de Taekwondo, com a participação de 200 atletas e 22 países. Foi um passo decisivo para a divulgação mundo afora.

O Taekwondo tomava o restante da Ásia em 1974, a Europa e Oriente Médio em 1976, e em 1978 já era disputado em Jogos Pan-americanos. Em 1979 chegava a África. Atualmente estima-se em mais de 3 milhões o número de praticantes em todo o mundo, distribuídos pelos 110 países filiados à WTF, além da própria Coréia.

É bom esclarecer que o Taekwondo é um só, embora no Brasil tenha ressurgido a ITF, através da qual os primeiros mestres trouxeram a arte para o país e que portanto, predomina ainda em muitas academias. A diferença técnica que existe entre o estilo Chong Hong Ryu e o Kukkiwon são os chamados HYONGs, Turls ou Poom Se ( Formas ou katas ).

A raiz é única. Sua história é a mesma. Desentendimentos políticos entre as duas Federações é um caso à parte. Confusões podem surgir entre os menos esclarecidos e, infelizmente, com isso é o Taekwondo que se vê prejudicado apesar de suas organizações terem sempre desfrutado de bom prestígio.

Para praticar é necessário um juramento:
Eu prometo:
· Observar as regras do taekwondo.
· Respeitar o instrutor e os meus superiores.
· Nunca fazer mau uso do taekwondo.
· Construir um mundo mais pacífico.
· Ser campeão da liberdade e da justiça.

Também faz parte da vida do Taekwondista, não só na academia como também na vida pessoal seguir os espíritos (princípios) do Taekwondo:
· Cortesia
· Integridade
· Perseverança
· Autocontrole
· Espírito Indomável

Nenhum comentário:

Postar um comentário