terça-feira, 7 de setembro de 2010

Kyorugui - Regras simplificadas (WTF)

1. Trajes dos competidores

· Dobok
· Protetor de Tronco (Hogu)
· Protetor de Cabeça
· Protetor Genital (Sat-pode)
· Protetores de antebraço
· - Protetores de Perna


2. Observações:

- Os protetores: genital, de antebraço e de perna, deverão ser usados por baixo do. uniforme. - O Atleta que não estiver portando qualquer um dos protetores acima descritos não poderá entrar na área de luta. - Os Atletas poderão fazer uso opcional de protetor bucal. - Logomarcas de patrocinadores só poderão ser colocadas nos trajes do atleta, se houver uma autorização prévia do comitê organizador da competição.


3. Duração do combate

A duração do combate é de três (3) rounds de três minutos com um minuto de descanso entre os rounds na divisão masculina. Para a categoria feminina e Campeonato Mundial Júnior, três rounds de dois minutos com um minuto de descanso deve ser aplicado. Porém, a duração do combate pode ser reduzida para três rounds de dois minutos com um minuto de descanso entre os rounds com a aprovação da WTF.


4. Áreas de Ataque e Técnicas Permitidas

4.1. Áreas de Ataque:

TRONCO São permitidos tanto os ataques com os pés como com as mãos, em toda a área compreendida entre a linha da cintura e da clavícula, ficando vetado apenas o ataque as costas, ou melhor, onde o protetor de tronco não alcance.

ROSTO São permitidos somente os ataques com os pés, e apenas na parte frontal do rosto.

4.2. Técnicas:

COM AS MÃOS Todos os ataques com a parte frontal do punho fechado, independente da trajetória, ângulo ou posição do mesmo no instante do ataque, utilizando-se como ponto de contato os ossos da base dos dedos indicador e médio.
COM OS PÉS Todas as técnicas deliberadas usando qualquer parte do pé, abaixo dos maléolos.

5. Pontos Válidos

5.1. Os pontos deverão ser computados quando as técnicas permitidas forem efetuadas com força e precisão nas partes permitidas do corpo:
Tronco –a parte coberta pelo protetor
(hogu), Rosto – todas as áreas permitidas.

5.2. Os pontos válidos são divididos da seguinte maneira:

5.2.1. Um (1) ponto para golpe no protetor de tórax.
5.2.2. Dois (2) pontos para golpe na cabeça.
5.2.3. Um (1) ponto adicional pode ser dado em uma situação onde o lutador tem a contagem de knock down feita pelo árbitro.
5.2.4. A contagem da luta deve ser a soma dos pontos obtidos nos três rounds.
5.2.5. Os pontos serão invalidados quando o lutador realizar um golpe usando atos proibidos.

6. Atos Proibidos e Faltas

As faltas são divididas em 2 classes:
KYON-GO (advertência) – falta leve
KAM-JON (falta) – falta grave
Duas faltas leves ou uma falta grave equivalem a menos um ponto (-1) na luta. Se o atleta durante a luta perder três pontos (-3), este será automaticamente desclassificado do combate.

KYON-GO (Advertências):

1. Interferir no progresso da luta:
a. Cruzar a linha de limite.
b. Cair propositalmente.
c. Evitar o combate virando as costas para o oponente.
2. Atos indesejáveis:
a. Agarrar o oponente.
b. Abraçar o oponente.
c. Tocar o adversário com a mão ou tronco.
d. Pretensão de ferir o oponente.
e. Golpear ou atacar com o joelho.
f. Atacar a virilha.
g. Pisar ou bater em qualquer parte da perna ou do pé.
h. Socar o rosto do adversário com a mão.
i. Interromper o progresso do combate por parte do competidor ou do técnico.
j. Evitar o combate.

KAM-JON (Faltas):
1. Interferir no progresso da luta:
a. Lançar o adversário em direção ao solo segurando o ataque de pé do oponente no ar com o braço ou empurrando o adversário com a mão.
b. Atacar intencionalmente o adversário caído depois da declaração de KALHO.
c. Atacar intencionalmente o adversário no rosto usando as mãos ou o punho.

2. Atos indesejáveis:
a. Suspensão temporária do combate devido a comentários ou atitudes violentas por parte do atleta ou do técnico.
b. Quando um atleta se recusar a cumprir as regras de competição ou ordem do árbitro, o árbitro pode declarar o competidor perdedor e dar a falta depois de 1 minuto.
c. Quando o atleta recebe menos de três (3) pontos, o árbitro pode declará-lo(a) perdedor devido às faltas. Os atos proibidos e faltas são declarados pelo árbitro central, e tem como objetivos: proteger os competidores, assegurar uma competição justa, e encorajar o emprego de técnicas apropriadas ou ideais.

7. Decisão da luta
§ Vitória por K.O. (nocaute)
§ Vitória por pontos
§ Vitória por superioridade (7 pontos de diferença)
§ Vitória por desistência do adversário
§ Vitória por desclassificação do adversário
§ Vitória por declaração punitiva do árbitro
§ Vitória pela paralisação do combate pelo árbitro
OBSERVAÇÃO: Se a luta terminar empatada poderá ser decidida no ponto de ouro (quem pontuar primeiro é o vencedor) ou será declarado vencedor aquele que tiver acumulado o maior número de pontos positivos durante o combate. Se ainda assim persistir o empate, a decisão será do árbitro, que se baseará na iniciativa mostrada durante todo o combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário